Rodrigo de Castro, político por vocação

“É o que sei e gosto de fazer” – Rodrigo de Castro

Rodrigo de Castro, 49, é advogado e administrador. Dedica-se à atividade política desde 1995. Em 2018, foi reeleito para o seu quarto mandato, e em fevereiro de 2021 assumiu a liderança da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados.

Atua em Brasília, como embaixador dos municípios mineiros. No último mandato,  por exemplo, garantiu a liberação de mais de R$ 100 milhões para as cidades de Minas.

Em 2006, disputou a sua primeira eleição, e foi o deputado federal mais votado de Minas Gerais com quase 300 mil votos. Em 2010, foi outra vez o candidato mais votado de seu estado.

Na área privada, antes de ser deputado, atuou como advogado em importantes escritórios. Em 2002, aceitou convite para participar da equipe de Antonio Anastasia, então Secretário de Estado de Planejamento, onde permaneceu até a sua desincompatibilização para disputar as eleições de 2006.

Como chefe de Gabinete, ajudou Antonio Anastasia a elaborar o Plano de Governo “Choque de Gestão”, com a concepção dos programas estruturantes que sanearam as finanças do Estado, preparando-o para a retomada do desenvolvimento.

Em 2015, foi eleito presidente da Comissão de Minas e Energia. Liderou debates fundamentais para o país sobre a alta das tarifas de energia elétrica e os graves problemas enfrentados pela Petrobras. As discussões na Comissão resultaram na apresentação de importantes projetos de lei

 


Não existe candidato e, portanto, político sem partido, a base ideológica que respalda a representação do povo.

“Político nasce no partido. E, para crescer nele, tem que fazê-lo crescer” – Rodrigo de Castro

Já no seu primeiro mandato, foi nomeado secretário-geral de seu partido, o PSDB. A eleição de um parlamentar de primeira legislatura para cargo tão importante era fato inédito na história do partido. A dedicação e a qualidade do trabalho no exercício do cargo valeram a sua reeleição.

 

 


Rodrigo de Castro entende que sua missão, como político, é melhorar o quotidiano das pessoas

“O eleitor deve votar sempre pensando em seu município” – Rodrigo de Castro

Rodrigo de Castro acredita que a função última de todo parlamentar é melhorar a vida da sociedade e das pessoas. Legislar é a maneira precípua de fazer isto.

Mas há outras formas de melhorar a vida das pessoas, às quais o parlamentar deve ter dedicação especial. Por exemplo: ajudar os municípios a realizar seus projetos, viabilizando, na esfera estadual e federal, as prioridades por eles definidas.

Rodrigo de Castro tem procurado ser um embaixador dos municípios junto às Secretarias de Estado e Ministérios. Ao propor uma emenda orçamentária, ao defender as suas reivindicações, está melhorando a qualidade da saúde, da educação, da segurança, enfim, dos serviços municipais e, portanto, das condições de vida das pessoas.

 


Rodrigo de Castro aposta na força do diálogo

“Ver e ouvir antes de falar e, às vezes, falar pelo silêncio” – Rodrigo de Castro

Rodrigo de Castro é homem de diálogo, dotado de grande capacidade de ouvir e, em situações de conflito, conduzir e obter o consenso. Do jeitinho mineiro, herdou a amabilidade na forma de se relacionar com as pessoas, ao que juntou especial poder de congregar, exercitado na lida e nas superações do dia a dia.

 

A prioridade de Rodrigo de Castro é a defesa do município

É lá que o povo vive; é lá que tudo deve acontecer – Rodrigo de Castro

Como representante do povo, Rodrigo de Castro procurou dar novo sentido a isso, colocando o município, que é o Brasil de cada um, como centro de todo o seu trabalho. Para ele, as células-mãe do município são os bairros e as ruas onde as pessoas vivem.

E Rodrigo de Castro conhece os municípios mineiros: seus problemas e seus valores. É nos municípios de sua base eleitoral que, desde 1995, como principal colaborador do trabalho de seu pai, Danilo de Castro, deputado federal por três mandatos, que vive boa parte de seus fins de semana: “procuro conviver o quanto posso com as pessoas que represento”.

A construção política de Rodrigo de Castro tem como viga mestra a promoção do desenvolvimento dos municípios, com os quais procura aprimorar as relações de parceria para o melhor desempenho de suas funções de representação parlamentar.