O deputado federal Rodrigo de Castro foi empossado na segunda-feira (05/04), em Montevidéu, no Uruguai, como um dos representantes do Brasil no Parlamento do Mercosul. A posse aconteceu durante a LXXX Sessão Ordinária, presidida pelo Parlamentar paraguaio Tomás Bittar. Foi a primeira reunião totalmente presencial desde o início da pandemia de Covid-19.

Fico muito honrado de fazer parte desse grupo, especialmente porque temos temas de muita relevância a serem discutidos e que são de interesse de todos os países do bloco. Neste momento então, o desafio é ainda maior porque todos sofremos muito com a pandemia. Precisamos fortalecer as economias, melhorar a infraestrutura e os processos de integração nacional. A união dos países do Mercosul é muito importante para isso, e todos os países têm a ganhar“, destacou.

Também foram empossadas nesta segunda-feira as parlamentares Laidy Hinojosa (Bolívia) e Verônica Mato (Uruguai).

O Parlamento do MERCOSUL foi criado em 2006, substituindo a Comissão Parlamentar Conjunta, e reúne representantes dos Legislativo de Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. A Bolívia está em processo de adesão ao bloco.

Temas debatidos

Durante a reunião em Montevidéu, foram debatidos temas importantes para todos os países. Na área da infraestrutura, foram tratados temas como o impacto das mudanças climáticas nos setores produtivos e um plano de integração energética, um ponto fundamental para o desenvolvimento econômico. Foram debatidos ainda questões relacionadas aos Direitos Humanos e Educação.

São muitos debates relevantes e que podem gerar resultados muito interessantes. Estou muito animado para esse novo desafio, e acho que será uma oportunidade muito interessante para contribuir com o Brasil e Minas Gerais“, afirmou Rodrigo de Castro.