O deputado federal Rodrigo de Castro anunciou, nesta sexta-feira (27/08), que os recursos necessários para a reconstrução da ponte sobre o Rio Turvo, no bairro Silvestre estão garantidos. Ele visitou a ponte, e falou sobre a importância da obra.

Sei que toda comunidade aqui tem sofrido muito com esse problema, e por isso, estou muito feliz de concluir esse longo trabalho, em conjunto com a equipe técnica da prefeitura de Viçosa, para atender as exigências da Defesa Civil nacional e conseguir a liberação do recurso. Foi um esforço que começou ainda com o ex-prefeito Ângelo Chequer, e que conseguimos concluir agora”, afirmou.

Segundo a prefeitura, a reconstrução da ponte irá garantir o reestabelecimento da trafegabilidade da via que se encontra totalmente obstruída desde os danos causados durante as chuvas de janeiro de 2020. A nova ponte terá um vão de 25 metros de comprimento por 10,20 de largura com duas pistas de rolamento com 7 metros de largura, além de passeios laterais.

Ainda em Viçosa, o deputado Rodrigo de Castro participou de uma visita ao local onde irá funcionar o Centro de Referência em Saneamento Ambiental do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (CISAB), juntamente com a superintendente Estadual da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde), Edicleusa Veloso; a superintendente do CISAB-ZM (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais), Iolanda de Sena; o prefeito de Ponte Nova e presidente do CISAB-ZM, Wagner Mol e os prefeitos de Senador Firmino, William Mussi e de Pedra Dourada, Fagner Ferreira.

Segundo a prefeitura, o complexo, financiado pela FUNASA, conta com laboratórios de análises de água e efluentes, sala de treinamento, auditório e área administrativa.

Inauguração Animal House em Viçosa

Encerrando a agenda de compromissos em Viçosa, Rodrigo de Castro esteve no Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV), juntamente com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para a inauguração do prédio Animal House, resultado de convênio firmado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

A estrutura da unidade de pesquisa vinculada ao Departamento de Zootecnia da UFV possibilitará maior aprimoramento das pesquisas relacionadas à produção e saúde animal.

Ainda na Zona da Mata, o deputado esteve em Pedra do Anta e em Guiricema, onde se reuniu com lideranças.

Rota da Fruticultura em Jaíba

Seguindo sua agenda de trabalho nos municípios mineiros, o deputado Rodrigo de Castro visitou, durante a última semana, a cidade de Jaíba, onde participou, ao lado do prefeito Reginaldo, de um evento do Ministério do Desenvolvimento Regional e da Codevasf, com o objetivo de promover o intercâmbio, troca de experiências e a integração das regiões frutícolas do país.

Na oportunidade o deputado externou sua satisfação em participar do evento e ressaltou a importância da CODEVASF para o Projeto Jaíba.

“A CODEVASF está para o Projeto Jaíba como uma mãe que acompanha o projeto e é responsável por ele desde o seu início”, destacou o deputado.

Aprovação de regras flexíveis para compra de vacinas e insumos contra covid-19

Em Brasília, o trabalho também foi intenso. A Câmara dos Deputados aprovou nesta semana a Medida Provisória 1047/21, que permite que a administração pública compre insumos, medicamentos, bens e serviços para o enfrentamento do COVID-19, com dispensa de licitação. O deputado Rodrigo de Castro foi o relator da matéria. O texto segue agora para o senado.

De acordo com a proposta, deverá ser apresentada justificativa técnica para a compra e o preço contratado, divulgando as informações na internet imediatamente e em separado das outras contratações, contando dados importantes como o nome e o CNPJ ou identificador de empresa estrangeira; o prazo e o valor contratado, a discriminação do bem ou serviço, a origem do recurso usado e a quantidade entregue para cada estado ou município.

O relatório apresentado por Rodrigo de Castro foi elogiado por diversos parlamentares, por garantir a agilidade na compra dos insumos, mas com garantia de transparência no processo.